Rádio Princesa AM
Ouça ao vivo

Notícias



Mente e Corpo: pais Coreografando com seus filhos!


04/03/2022 - 06h55 - MENTE & CÉREBRO
Fonte: Bartolomeu Patrício, Psicólogo

Fico maravilhado com a capacidade pedagógica do ser humano. De fato, é fascinante. O mais impressionante é que essa condição é uma construção que, inevitavelmente, passa pelo ambiente familiar. É nesse contexto que o ser é humanizado.  Famílias disfuncionais gera seres adoecidos. A psicanalista Melanie klein é categórica: “Os sintomas apresentados pela criança se encontram no lugar de resposta àquilo que há de ‘doente’ na estrutura familiar". 

Os filhos dançam a mesma coreografia de seus pais.  Se os pais mentem, ou são desonestos, ou desconsideram o respeito, seus filhos no futuro bem próximo se comportarão como os tais.  Aliás há um adágio que diz: Filho de peixe, peixinho é! A observação é uma das primeiras ferramentas que a criança possui para adaptar-se e para interagir com o ambiente. 

Ao escrever Provérbios, Salomão diz: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. A interpretação dessa fala é: no caminho, enquanto você caminha, ensine a criança através do seu exemplo. 

Lembre-se: colocar uma música para dançar e coreografar com ritmo diferente do da música,  pode comprometer o futuro da criança!

*Bartolomeu Patrício 
Psicólogo Clínico 
Terapeuta Familiar 
CRP - 12/14685






ONDE ESTAMOS

Travessa João Winckler, 15
Centro, Xanxerê/SC
89820-000


ATENDIMENTO

Segunda à sexta das 07h às 11h30
e das 13h às 17h30


FALE CONOSCO

49 . 3382 2770
49 . 3382 2750

SIGA-NOS


© - Ideia Good - web e publicidade
topo